6 dicas para saber quando e como utilizar o desconto a seu favor!

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O cliente gosta de concessões, e, não há problema algum dar descontos a ele. A questão é não cometer excessos nessa prática.

Confira, agora, as 6 dicas que preparei para você saber em que momentos os descontos são bem-vindos:

  1. Nem sempre o desconto é negativo: O desconto não pode ser descartado como uma alternativa de venda, mas ele também não pode ser a única opção. Portanto, use com moderação, caso contrário, pode acabar com seu lucro.


  1. Excesso de estoque: Quando uma empresa faz uma compra equivocada e fica com seus estoques abarrotados de determinado produto, é melhor fazer uma promoção do que entrar em empréstimos bancários para pagar seu fornecedor.


  1. Perda de espaço na prateleira (ou de market share): No momento em que as empresas recebem um impacto de preço hostil dos concorrentes, em alguns momentos elas não têm tempo, sequer de pensar, é preciso reagir rapidamente, senão, seu espaço nas prateleiras irá reduzir significativamente.


  1. Aumentar a taxa de utilização da empresa quando os custos fixos são muito altos:  Quando o custo da empresa é alto e está tirando o produto do mercado devido ao seu preço ficar muito caro, é melhor reduzir o valor e investir no giro por um período. No entanto, saiba que você tem pouco tempo para tomar uma atitude mais inteligente.


  1. Degustação de novos produtos: Agora, sei que tomarei uma “dura” de nossos colegas de marketing, mas, para fazer com que os clientes experimentem os novos produtos, uma estratégia é fazer uma venda adicional com um produto tradicional, sem incorporar todo o preço nele, ou seja, sacrifica-se a margem de lucro para promover a degustação. Mas atenção: isso só vale quando você fizer a venda em conjunto com um produto adicional, caso contrário, colocar um novo produto no mercado com uma estratégia promocional é desastroso para a imagem dele.


  1. Desconto já embutido no preço do produto: Vou citar aqui uma prática que existe no mercado, que é amplamente difundida, mas em relação a qual tenho sérios questionamentos. São as empresas que já colocam uma margem de lucro mais alta em seus produtos ou serviços para que quando o cliente ganhe o desconto, ele fique contente e a empresa não saia perdendo. Mas, neste caso, será que o desconto é a melhor alternativa ou você pode dar um upgrade no produto ou serviço que está vendendo? Realmente questiono essa prática, mas não posso deixar de citá-la, afinal, é muito comum.

 

Como você pode ver, em alguns casos, o desconto é uma alternativa, mas lembre-se novamente de que ele não pode ser a única opção!

Até a próxima!

 

Marcelo Caetano

Sócio-Diretor da Soluções VendaMais.

caetano@vendamais.com.br

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