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Como aumentar a eficiência dos treinamentos para equipe de vendas

A confiança entre o gestor e os vendedores é estabelecida através da liderança e comunicação.
Por que liderança e comunicação devem caminhar juntas
18 de abril de 2019
Entenda como aplicar os melhores treinamentos para equipe de vendas.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Revista VendaMais, 95% dos gestores gostariam de propor mais capacitação aos seus vendedores. Entretanto, surgem muitos obstáculos, como a falta de tempo, um modelo equivocado e a descontinuidade dessas iniciativas, que acabam desmotivando os envolvidos e diminuindo as chances de resultado. A eficácia dos treinamentos para equipe de vendas depende de uma teoria fluída e uma prática assertiva.

Para saber como desenvolver um treinamento efetivo e a melhor forma de aplicá-lo, confira nossas dicas!

Etapas Elementares

O primeiro passo é entender o contexto atual em que o time está inserido. Em conjunto, determinar aonde todos querem chegar. É importante identificar o perfil de cada vendedor, suas qualidades e defeitos, a fim de desenvolver um treinamento que possibilite a todos evoluírem. Para desenhar uma estratégia produtiva, é preciso um conteúdo que contemple o máximo de necessidades possíveis, respeitando os limites e experiências individuais.

Encontros, reuniões e palestras são relevantes, mas não superam um momento dedicado para compartilhar o conhecimento. O treinamento deve incentivar a participação, propondo desafios, responsabilidades e abertura para interação das pessoas. A última etapa consiste em sustentar todo o aprendizado, para cumprir com a missão pré-estabelecida. O acompanhamento é essencial para saber se os ensinamentos estão sendo praticados ou se há dificuldades.

O Treinador

O profissional, acima de tudo, deve ter credibilidade. O conhecimento técnico é tão pertinente quanto a vivência na área, possibilitando ao treinador trazer exemplos reais, presentes na rotina dos colaboradores – ampliando o alcance e penetração do seu discurso.

Investir em Educação

A gestão bem-sucedida dos processos internos influencia na jornada otimista do consumidor pela marca. Na grande maioria das vezes, o primeiro contato é com o setor comercial, portanto para uma venda ser de qualidade, a abordagem deve ser adequada. Essa reação em cadeia é o reflexo de um programa de capacitação eficiente.

Para transformar a educação em resultados para o negócio, o ponto de partida é reconhecer os treinamentos como práticas básicas e contínuas. O líder deve seguir disciplinas para otimizar o aprendizado desenvolvido, promovendo uma melhora significativa na performance dos resultados e dos funcionários.

Eficácia

Entenda como aplicar os melhores treinamentos para equipe de vendas.O treinamento deve estar alinhado à cultura e ao propósito da organização, caso contrário, não passará de uma tentativa. É muito comum essas ações internas serem frustrantes para direção, porque não são executadas oportunamente, desmotivando até mesmo os vendedores.

O impacto se apresenta no engajamento da equipe comercial, no faturamento da empresa, na recuperação de clientes inativos, entre outros indícios. Para Raul Candeloro, diretor da VendaMais, esses pontos demonstram se é válido destinar uma verba para qualificação.

“Um bom programa de treinamento começa pelo final, definindo os indicadores que precisam ser melhorados, para depois definir as atividades que precisam ser realizadas para levar a esses indicadores, para depois definir o que as pessoas precisam aprender para mudar isso, para só então procurar um treinador/programa que seja interessante e que agrade aos participantes”, explica Candeloro.

Se você deseja se aprofundar ainda mais neste assunto e garantir o sucesso nos treinamentos para equipe de vendas, confira o nosso ebook “Como aumentar a eficiência dos seus treinamentos”. Aprenda a desenvolver o programa de qualificação ideal para o seu time!

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