Convenções de fim e início de ano: alinhe a estratégia da empresa com os vendedores

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Não é ao acaso que todo fim de ano minha agenda fica lotada de palestras, workshops e treinamentos de venda. Esse fenômeno tem se estendido para janeiro e fevereiro também, para alinhar as equipes a dar um gás extra para começar o ano com toda força. Este é um período e um ótimo momento para empresas “pararem” para refletir sobre o que fizeram ao longo dos últimos meses e, ainda, para desenvolver sua força de vendas visando no ano que vem aí. – É, portanto, tempo de planejar!

Um bom ponto de partida para as ações de final de ano é você, como gestor, se perguntar: “para onde estamos indo? De que forma cada profissional dentro da organização contribui para que consigamos atingir nossos objetivos?”

A partir dessas perguntas é possível fazer uma boa avaliação sobre o ano que está acabando e começar a corrigir os erros. Estamos em um excelente período para pensar no planejamento estratégico, que erroneamente muitas vezes acaba ficando de lado durante os outros meses.

Sendo simples e direto, poucos gestores estão preocupados com o planejamento estratégico do próximo ano e muitos estão correndo atrás das metas de um ano que está terminando.

Justamente por isso que nos treinamentos de vendas que realizo nesta época do ano, reforço a importância de empresa e equipe de vendas estarem 100% alinhadas. Você já pensou sobre isso?


Quais são as resoluções de Ano Novo da sua empresa?

Atuo como consultor e conselheiro de diversas empresas no Brasil. Essa experiência me fornece uma visão independente sobre como as empresas funcionam, e algo que posso assegurar é que quando as duas partes (empresa e colaboradores) estão em sintonia e trabalham em torno de uma causa comum, a força necessária para o atingimento dos objetivos é muito mais produtiva e inteligente.

Quero propor a você, um exercício prático: Defina como será o 2019 da sua empresa.

Com isso em mente, sugiro que você encerre 2018 escrevendo um tratado de Ano Novo:

: registre em cinco ou seis linhas o que sua empresa espera atingir em 2018, mas não apenas em números e metas. Uma sugestão é usar a palavra “focado”em 2019. Por exemplo: “Estaremos focados em três pontos…”

: repasse essas informações para todas as pessoas dentro da empresa. Cole em cartazes, para que todos quando forem tomar uma decisão pensem se estão alinhados ou não. Tudo o que está sendo feito hoje contribui para que esses objetivos sejam atingidos? Se não, o que é preciso mudar para que isso mude? Se sim, o que é possível fazer para garantir que no fim do ano que vem as metas tenham sido não só alcançadas, como superadas?

: monitore os objetivos traçados mensalmente em 2019 sempre fazendo essas perguntas. Ao final de todas as reuniões mensais, esse documento deve ser lido e tudo o que for falado deve estar alinhado a esse princípio.

Um novo ano já está chegando. Aproveite e faça sua convenção de vendas para que a sua equipe faça acontecer como você planeja!

 

Marcelo Caetano

Sócio-Diretor da Soluções VendaMais.

caetano@vendamais.com.br

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