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Por que liderança e comunicação devem caminhar juntas

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A confiança entre o gestor e os vendedores é estabelecida através da liderança e comunicação.

O grande desafio de um gestor é promover o desenvolvimento integral da equipe de vendas. Geralmente, uma dúvida comum é como conquistar a confiança e estabelecer um diálogo aberto com cada integrante. Porque além do conhecimento, é necessário alcançar o público. Por isso, liderança e comunicação dependem uma da outra para serem efetivas.

Para adquirir essas competências, é preciso reconhecer a importância de ambas tanto para o propósito da empresa quanto no relacionamento com o time. As estratégias comunicacionais são necessárias para influenciar pessoas. O ponto de partida é a autoconfiança no discurso, refletindo na segurança que a audiência atribuí a fala do líder. É perceptível medir o quanto ele sabe acerca do assunto, principalmente quando consegue atribuir emoção em sua mensagem.

Cativar as relações interpessoais no ambiente corporativo depende de conexões leais. Uma comunicação eficaz é sinal de que o gestor conhece profundamente a sua equipe.

Cultura do feedback

Liderança e comunicação: porque são importantes?Uma cultura organizacional que vem se popularizando é o feedback. Inicialmente, era uma ação que o setor de Recursos Humanos realizava e, mediante os retornos positivos, os gestores de venda também adotaram para direcionar os vendedores. É uma maneira de investir no engajamento da equipe, a partir do reconhecimento de uma atitude positiva ou uma crítica construtiva. Cabe ao líder identificar a melhor forma de transmitir essa orientação sem nenhum ruído.

Todo o feedback precisa ter um propósito para ser eficaz. Quando aplicado somente como chamada de atenção, o efeito é inverso. Se um colaborador tem um comportamento negativo, a conversa precisa ser imediata para surtir mudanças e evitar erros futuros.

A instantaneidade também se aplica quando há uma conduta eficiente.  Para desconstruir o estigma que o feedback carrega, a conversa deve ser encarada como uma oportunidade de aprimoramento profissional. As palavras certas podem nutrir e inspirar o espírito colaborativo.

Despertando os resultados

Uma equipe de sucesso é a consequência do compartilhamento de responsabilidades, troca de conhecimento e de uma gestão horizontal. A partir da comunicação assertiva e empática, o vendedor se sente compreendido. Quando as conquistas são comemoradas e práticas em prol da satisfação são realizadas, o colaborador passa a se sentir protagonista e não mais uma figura coadjuvante. Essa inversão de papéis encoraja a equipe a não medir esforços para executar as suas funções ou atingir metas.

A posição de líder não pode inibir a competência de ser um bom ouvinte. Pelo contrário: reconhecer que os outros também podem contribuir, com sugestões e opiniões, transforma a relação com a equipe. A liberdade através da comunicação permite que todos se sintam aptos a contribuir e aperfeiçoar os métodos de trabalho. O gestor motivacional incentiva a autonomia dos colaboradores assim como os direciona a crescerem profissionalmente.

Na maioria das vezes, os problemas gerenciais são consequência de uma comunicação ineficiente. Estar por dentro dos conflitos internos é também estar preparado para solucioná-los. A informação transparente conscientiza cada um sobre o seu papel, alinha os processos de vendas e apresenta os valores, servindo como artifícios para integrar o colaborador. A cultura da organização deve estar presente no posicionamento do líder, porque ele é uma representação da empresa.

O papel do líder

Quando há proximidade entre gestor e equipe, amizades podem nascer, tornando a jornada de trabalho mais agradável. Entretanto, a afinidade não pode ser parâmetro, privilegiando alguns e excluindo outros. A liderança comunicacional é sempre pautada no reconhecimento, objetivando unir a equipe. Estimular o sentimento de ambição coletiva facilita o alcance de resultados, porque todos acreditam no potencial do grupo e se sentem participativos.

O líder, antes de tudo, também é aprendiz. Faz parte da trajetória profissional exercer as atribuições sempre pronto para aprender e escutar feedback. Cursos e treinamentos para aperfeiçoamento da carreira são importantes, entretanto, somente são eficazes se a experiência prática estiver presente. Essa mudança de mindset possibilita implementar estratégias inovadoras no ambiente de trabalho, seja através de metodologias diferentes ou no modo de falar com os liderados. O autodesenvolvimento proporciona uma liderança inspiradora e comunicação assertiva, motivando as equipes a serem mais produtivas.

Com esse posicionamento todos são beneficiados: de funcionários a clientes. A organização ganha processos mais fluídos, com pessoas dispostas a acreditar e apoiar os respectivos objetivos. Para dar suporte, a Soluções VendaMais criou a Academia de Vendas e Liderança, que auxilia a empresa compreender o seu real propósito e como treinar os líderes comerciais para traçar estratégias.

Se quiser saber mais sobre nossos treinamentos, entre em contato.

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